Neandertais estão mais presentes em nosso DNA do que pensamos

Imagem: Pixabay


O
Homo neanderthalensis ou neandertais sempre foi conhecido como intelectual inferior, incapazes de fazer rituais sofisticados e brutamontes. 

Mas pesquisas recentes apontam que a espécie, que foi extinta há cerca de 50 mil anos, tinha padrões culturais parecidos com os do homem moderno, além de mostrar que houve procriação com o Homo sapiens






Uma equipe de pesquisadores do Instituto Lewis-Singer de Genômica Integrativa (LSI, em inglês), da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, publicou um artigo na revista Cell que aproximava a população ancestral aos africanos modernos graças a uma nova tecnologia, a IBDmix.

DNA e método


O método desenvolvido pelos pesquisadores vem do princípio genético "identidade por descendência" (IBD), no qual uma sessão de DNA em dois indivíduos é idêntica pelo fato de terem um ancestral em comum. 

Já se sabia que 2% dos genomas de europeus e asiáticos são neandertais, mas o que o estudo demonstra é que os africanos carregam mais fragmentos de DNA dos neandertais do que se imaginava: cerca de um terço do montante identificado pela equipe para europeus e asiáticos. 






Isso representa cerca de 17 milhões de pares de bases de genomas, provavelmente provenientes dos antepassados europeus modernos que retornavam à África.

Os resultados mostram que não houve migração em uma única direção, e sim bastante interação




Fontes:

WEI-HAAS, Maya. Você pode ter mais DNA neandertal do que pensa. In: National Geographic. Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2020/02/voce-pode-ter-mais-dna-neandertal-do-que-pensa>. Publicado em: 7 fev. 2020.

Oliveto, Paloma. Neandertais estavam longe de ser "brutamontes", mostram novos estudos. In: Correiro Braziliense. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2020/11/4890520-neandertais-estavam-longe-de-ser-brutamontes-mostram-novos-estudos.html?fbclid=IwAR1xuAy5HqV-1b1GLW3RM1ugqzJfieomnnHlicP7590SKLkMQ9XQHA0TkwY>. Publicado em: 22 nov. 2020.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.