Céu da Idade Média? É possível que fenômeno aconteça em dezembro

Imagem: Pixabay


É isso mesmo que você leu! Fenômeno que aconteceu pela última vez na Idade Média (4 de março de 1226) poderá ocorrer novamente e ser visto de qualquer lugar do mundo a partir do dia 16 do próximo mês, é o que aponta os astrônomos da Rice University






Júpiter e Saturno terão alinhamento mais próximo de nosso céu, isso porque esses planetas têm se aproximado do céu da Terra desde o inverno.

Os dois planetas estarão separados por uma distância menor do que o diâmetro de uma Lua Cheia entre 16 a 25 de dezembro, de acordo com os cálculos, sendo que no dia 21 a distância será a menor entre eles. 

O fenômeno será melhor observado nas regiões que estão mais próximas à Linha do Equador. Mesmo assim, todos poderão ver caso o clima ajude. 

Leia também: 




O astrônomo Patrick Hartigan explica que os planetas irão aparecer todas as noites na parte inferior do céu ocidental, mas que só será visível durante uma hora após o pôr do Sol. Além disso, por conta da aproximação, eles parecerão um planeta duplo. 

Depois disso, Júpiter e Saturno só voltarão a ficar dessa forma depois de 2400. 








Fonte:

PREVIDELLI, Fábio. Em dezembro, poderemos ver um céu semelhante ao observado na Idade Média. In: Aventuras na História. Disponível em: <https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/em-dezembro-poderemos-ver-um-ceu-semelhante-ao-observado-na-idade-media.phtml?fbclid=IwAR3g7dII81a95n3urZI5_8V5Wn1hTu14CMgOaKXOz7uq0QWgstYE_K_FnkQ>. Publicado em: 26 nov. 2020. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.