12 imagens com rostos reconstruídos de filósofos da Grécia Antiga

A Grécia Antiga foi um dos lugares mais importantes do mundo. Até hoje se estuda sobre diversos pensadores, políticos e escritos gregos, entre eles estão Sócrates, Platão, Aristóteles e Tales de Mileto. 

Confira a seguir as imagens reconstruídas pelo artista Alessandro Tomasi:


1) HERÓDOTO




Conhecido como o pai da história, foi um grande historiador e geógrafo que viveu entre 485 a.C e 425 a,C.

Foi Heródoto que revelou a história da invasão persa na Grécia e escreveu nove livros, que eram dedicados à nove musas que segundo a mitologia grega eram responsáveis pelas artes. São eles: Clio, Euterpe, Tália, Melpômene, Terpsicore, Erato, Polímnia, Urânia e Caliope. 


2) TALES DE MILETO



Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo da tradição ocidental. Ele buscava compreender a verdadeira origem do Universo, refutando a mitologia grega que tinha narrativas que explicavam de maneira mais fantasiosa como teria sido formado o Universo.

O famoso Teorema de Tales foi criado por ele que conseguiu formular um cálculo que permitiu descobrir a altura de uma pirâmide por meio do comprimento das retas paralelas e transversais.


3) ANTÍSTENES



Discípulo de Sócrates, Antístenes fundou a Escola Cínica e se interessava pelo lado prático da moral, considerando a virtude o único fundamento da felicidade que só poderia ser alcançada caso a pessoa se libertasse dos desejos e das necessidades.

4) SÓCRATES



Sócrates é um dos mais conhecidos filósofos de todos os tempos creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental. "Só sei que nada sei" e "Conheça-te a ti mesmo" são frases essenciais para compreendê-lo. Vivia mergulhado em seus pensamentos e na busca da verdade.

Foi ele o responsável pela mudança em não focar em explicar a origem do Universo (período pré-socrático) para começar a se questionar sobre o indivíduo e a organização da humanidade (período socrático). 


5) PITÁGORAS DE SAMOS



Pitágoras foi filósofo que estudou matemática, astronomia, literatura e música. Com a frase "tudo é número" ele consegue explicar a existência do mundo pode ser explicada por eles. 

Depois de ser perseguido em uma cidade italiana e se mudou para o Egito, onde ao observar as pirâmides, o filósofo criou o Teorema de Pitágoras, representado pela fórmula c² = a² + b². 

6) ZENÃO DE CÍTIO




Zenão fundou a Escola Estoica que rejeitava metafísica e transcendência. Para eles, a filosofia era a arte de bem viver que pode ser separada em três partes: lógica, física e ética. 

Influenciado pela Escola Cínica, ele acreditava que os homens alcançariam a plena felicidade quando renunciassem as paixões, aborrecimentos e contrariedades e para isso era necessário viver na apatia, sem esperar nada e nem temer, sendo guiado pelo destino. 

Veja também:


  • Confira trailer de Blood of Zeus, nova série animada sobre mitologia grega da Netflix



7) PLATÃO




Platão foi filósofo e matemático que viveu na Grécia Antiga. Escreveu diversos diálogos filosóficos, como A República, além de ter fundado a Academia de Atenas, primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. 

Um dos principais pensadores de sua época e discípulo de Sócrates, ele procurar passar uma profunda fé na razão e na verdade e adotou o lema do seu mestre "o sábio é virtuoso".

 

8) HOMERO



Foi um poeta épico autor de Ilíada e Odisseia. Apesar disso, se sabe pouco sobre Homero. Teoriza-se sobre ele ter sido um poeta cego que viveu na Grécia no século VIII antes de Cristo, que poderia ter sido um contador de histórias na corte de cidades-Estados gregas ou ambulante.


9) PARMÊNIDES DE ELEIA




Principal filósofo da Escola Eleata, Parmênides voltou seus estudos nos temas sobre a ontologia do ser, da razão e da lógica. Seu pensamento influenciou a filosofia da antiguidade, da modernidade e contemporaneidade. 

Ele foi um dos primeiros a estudar a natureza cosmológica, procurando um elemento constitutivos sem recorrer aos mitos.  


10) PERICLES




Um dos principais líderes democráticos de Atenas e a maior personalidade política do século V a.C, foi um influente orador. O desenvolvimento econômico, intelectual, político e artístico que Atenas conquistou na época de Péricles ficou conhecido como "O Século de Péricles". 

11) ARISTÓTELES 



Aristóteles foi um filósofo do período na Grécia Antiga. Deu grande importância ao conhecimento empírico e as suas classificações sistemáticas do conhecimento influenciaram a filosofia e as ciências modernas que surgiram a partir do século XVI. 

Discípulo de Platão, ele criou um sistema filosófico que abordou sobre diversos assuntos, como geometria, física, medicina, matemática, entre outros. 


12) CRISIPO DE SOLOS



Crisipo foi um dos maiores expoentes do estoicismo. Com fama de sutil e apurado dialético, teve uma reputação comparável a de Zenão de Cítio, fundador do estoicismo. Ele teria supostamente morreu de tanto rir de uma de suas piadas. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.