Conheça 5 práticas médicas do Egito Antigo que são usadas até hoje

Imagem de mulher dando à luz

No Egito Antigo, a magia e a medicina estavam misturadas. Na maioria das vezes, os egípcios acreditavam que as doenças tinham sido enviadas por deuses como uma espécie de punição. Mesmo assim, eles tentavam "burlar" esses castigos com práticas medicinais. Confira algumas:

1° Circuncisão 

Imagem de circuncisão no Egito antigo

Durante a história, várias sociedades diferentes usaram a circuncisão por razões diferentes. No Egito Antigo, essa prática também era comum. Há escritos descrevendo a fascinação dos soldados egípcios com os pênis dos povos líbios que haviam conquistado.





2° Próteses 



Prótese de dedo antiga


Os egípcios antigos usavam próteses: estando vivos ou mortos. Acreditava-se que, para ir para além do corpo carnal, se devia estar inteiro. 

3° Tratamentos dentários

Desenho do Egito antigo

No Papiro Ebers, um dos tratados médicos mais antigos conhecidos na humanidade, existem várias receitas de bálsamos. Alguma dessas receitas incluíam mel, que é antisséptico.

4°Cirurgia

Por praticar mumificação, os egípcios antigos aprenderam muito sobre a anatomia humana. Isso permitiu que entendessem relativamente do assunto para fazer cirurgias. Alguns sinais dessas cirurgias podem ser encontrados nas múmias, desde remoção de tumores até a perfuração de crânios.

Imagem de instrumentos cirúrgicos do Egito antigo

5° Assistência médica estatal

Imagem de médico tratando um paciente

Os governos do Antigo Egito administravam o acesso das pessoas aos cuidados médicos. Havia institutos para formar doutores que também recebiam e tratavam os pacientes.

Fonte: BBC

4 comentários:

  1. Assuntos do Egito eu amo...pena que a exposição de São Paulo não vai rolar mais por causa da pandemia.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo a história do egito antigo tem alguma coisa que eu sinto como se eu conhecê algo sobre esse lugar,um assunto que eu quero que investiguem é sobre as mumias que eram vendidas antigamente para compradores fazer festas com os corpos das múmias,porque nesse meio poderia estar alguma múmia muito importante que até hoje não foi encontrada,investigar de onde veio quem comprou essas coisa pra chegar em algum resultado e um asunto que eu vi na internet sobre descendência egipcia pelo formato dos pés e reencarnação.Eu não sei porque mais eu sinto como se no passado eu fui alguem importante nessa época se realmente a reencarnações reencarnação existir.

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa tambem qui eu gostaria que falassem sobre o antigo egito,como os povos antigamente escovam os dentes e como as mulheres se depilavam.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.