Artista restaura fotos tiradas antes da abolição da escravidão


Foto: Alberto Henschel/Marina Amaral


A artista digital Marina Amaral restaurou e coloriu 22 fotografias tiradas às vésperas da abolição da escravidão. O projeto intitulado "Escravidão no Brasil" enfrentou problemas no início por conta da dificuldade de se encontrar fotografias de escravos do século 19 com boa resolução e quando se achava os negros eram retratados como propriedade de algum senhor de escravos. 


Marina, que ficou conhecida mundialmente por dar cor a fotos das vítimas dos campos de contração de Auschwitz, afirma que sempre quis fazer um projeto sobre a história do Brasil. O resultado impressiona pela verossimilhança. As fotos foram tiradas pelo fotógrafo Alberto Henschel, um dos pioneiros da fotografia no Brasil naquele século.

Veja também:




O TRABALHO


Segundo a artista, o processo de colorir e se deparar com uma imagem assim faz com que o observador crie uma empatia já que humaniza as vítimas enquanto que uma imagem em preto e branco afasta, como se fosse algo que ocorreu há muito tempo.

A jovem passou cerca de três a cinco horas colorindo cada foto, isso se as imagens estivessem em bom estado. Descobrir as cores em fotos antigas envolve pesquisa história e escolhas artísticas (para saber o tom de pele de cada um, ela se baseou na escala de cinza das fotos originais).

Confira abaixo algumas fotografias restauradas:



Foto: Alberto Henschel/Marina Amaral


Foto: Alberto Henschel/Marina Amaral

Foto: Alberto Henschel/Marina Amaral

Fonte: BBC

Gostou? Para conferir o projeto completo está disponível aqui e basta só mover o mouse para conseguir ver o antes e depois.



Quer ouvir um bom podcast de História? Então você tem que escutar o História No Cast, o podcast da História No Paint

Confira o NOVO episódio que fala sobre a abolição da escravatura e a princesa Isabel:

 

Confira outros episódio que tratam sobre a problemática do racismo e da escravidão no Brasil:










O podcast está disponível no Spotify, Google Podcasts, Castbox, Apple Podcasts etc 

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.