Reconstrução de vídeo em 3D mostra como era o Rio de Janeiro em 1565

Panorama morro do Castelo (1) cópia

A produção de Andrea Jakobsson Estúdio Editorial junto com a curadoria de Paustos criou um vídeo em 3D que reconstitui o Rio de Janeiro no ano de sua fundação, em 1565.

Para Paulo a reconstrução pode ser muito importante para as pesquisas sobre a História do Rio de Janeiro e sua argumentação é boa:

"Serve de base para quem desejar retratar a expansão da cidade nos séculos que seguiram e ainda ressalta a questão ambiental. Ele também dá mais argumentos para proteger o que resta da cobertura vegetal em nosso espaço urbano”.
Paulo ainda dá mais detalhes:

“Nossa motivação foi utilizar as novas técnicas de modelagem geográfica para reconstituir o cenário do Rio de Janeiro em 1565. Indicamos também como deviam ser os antigos assentamentos humanos na região, tanto dos índios tamoios, quanto dos primeiros europeus que chegaram por aqui: franceses e portugueses. O lugar onde a cidade foi fundada era coberto de florestas, cortadas por rios que desciam das montanhas. Havia morros que depois foram arrasados por reformas urbanísticas, e muitos trechos do litoral ainda não haviam sido aterrados. O modelo 3D recria esse ambiente, e permite que o visitante “navegue” sobre o cenário”

Assista o vídeo:



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.