Quiz: o quanto você sabe sobre a literatura brasileira?

Sente-se e pegue um café. A conversa machadiana apenas começou



A literatura brasileira surgiu a partir da atividade literária incentivada pelos jesuítas após o descobrimento do Brasil durante o século XVI. O ponto de vista histórico orienta no sentido de que a literatura brasileira é uma expressão de cultura gerada no seio da literatura portuguesa.

Bastante ligada, de princípio, à literatura metropolitana, ela foi ganhando independência com o tempo, iniciando o processo durante o século XIX com os movimentos romântico e realista.

Atinge o ápice com a Semana de Arte Moderna em 1922, caracterizando-se pelo rompimento definitivo com as literaturas de outros países, formando-se, portanto, a partir do Modernismo e suas gerações as primeiras escolas de escritores verdadeiramente independentes.

São dessa época grandes nomes como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, Clarice Lispector e Cecília Meireles.


E por que estudar a literatura brasileira? Porque ela nos mostra como era antes, isto é, os problemas que se passavam na sociedade na época em que foi escrito, ou seja, os autores escreviam isso para que a sociedade pudesse refletir e mudar a situação.

Por este motivo, a literatura tem sido mais um componente presente em provas de vestibulares, pois além de trazer conhecimento da época em que a mesma foi escrita, faz a gente refletir nos dias de hoje também.

O estudo da Literatura tem papel imprescindível quando se trata da possibilidade de consciência daquilo que somos e da incidência sobre a formação do espírito crítico, motor de toda evolução cultural.

Menos sutil, a Literatura é mais uma das artes de expressão livre, em que o indivíduo pode se representar, dessa vez na forma de palavras. Álvares de Azevedo, por exemplo, é um dos inúmeros escritores que usou da Literatura como forma de devaneio, desabafo e refúgio de sua condição.

Vítima de tuberculose e morto aos vinte e um anos, fez da prática literária um sonho: a vida que ele não teria tempo de conhecer; cheia de amores, sexo, bebidas, e etc.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.