Postagens
recent

12# HistóriaNoCast - O Cinema e a Segunda Guerra Mundial




 Disponível também no Spotify, CastBoox e Google Podcast's e no Deezer! Só procurar por História No Cast!

Távola Redonda do episódio:

  Leandro Marin - graduando de licenciatura em História pela UFRRJ, dono e criador da História No Paint


 Bruno Britto - graduando de licenciatura em História pela UFRRJ


 Igor Ribeiro - graduando de licenciatura em História pela UFRRJ


Convidados especiais: 

 Icles Rodrigues: bacharel, licenciado e mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, atualmente é doutorando em História pela mesma instituição. Possui grande interesse na história dos nacionalismos e identidades (regionais e nacionais), as memórias a respeito da Segunda Guerra Mundial e os conflitos de identidades na Europa após o fim da Guerra Fria. Pesquisa também na área de História e Música, focando no impacto de conflitos identitários e memórias na indústria cultural, mais especialmente nos diversos subgêneros do Heavy Metal. Atua na área de História Pública e divulgação científica, sendo responsável pelo canal Leitura ObrigaHISTÓRIA no YouTube desde agosto de 2015 e pelo podcastt História FM.


 José Costa D'Assunção Barros: Possui doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1994), graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), graduação em Música (Composição Musical) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Professor Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Na área de História, tem atuado principalmente com temáticas ligadas às áreas de Historiografia, Teoria da História, Metodologia da História, História Cultural, História da Arte, Cinema-História. Na área de Música, tem desenvolvido pesquisas na área de Musicologia Histórica e História da Música. Publicou 22 livros e cerca de cento e cinquenta artigos, trinta e cinco dos quais em revistas internacionais (Portugal, Espanha, Itália, Dinamarca, Canadá, Estados Unidos, México). Entre os livros publicados, destacam-se: "O Campo da História", "Cidade e História ", "O Projeto de Pesquisa em História", "Raízes da Música Brasileira", "Teoria da História", em cinco volumes, e "A Construção Social da Cor" (os dois primeiros foram traduzidos para o Espanhol e publicados no exterior). Organizou dois livros coletivos ("Cinema-História" e "Espacialidades - espaço e cultura na História"). Participa do Conselho Consultivo ou do corpo de pareceristas de vários periódicos acadêmicos, inclusive em revistas de outros países. É coordenador e líder do LAPETHI - Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades.Sua inserção internacional expressa-se - além da publicação de artigos internacionais e atuação como parecerista de revistas estrangeiras - através da orientação de pesquisadores do exterior em estágio doutoral (México, Israel), assim como através da publicação de trabalhos com pesquisadores de outros países (Portugal), também partilhando seus orientandos de doutorado através de 'bolsas sandwiche'.
COM APENAS 2 REAIS POR MÊS VOCÊ AJUDA A MANTAR O HISTÓRIA NO CAST ONLINE. QUER SABER COMO AJUDAR? É SÓ CLICAR NO LINK: https://apoia.se/historianopaintcom

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.