Mil anos antes de Darwin filósofo muçulmano formulou teoria da evolução

(Trecho do livro de al-Jahiz)
Todos conhecem a ideia polêmica e revolucionária que mudou o mundo de Darwin. Entretanto, o que poucos sabem é que ela é bem mais antiga.
Por volta de mil anos antes da formulação da teoria da evolução, o filósofo muçulmano al-Jahiz, escreveu um livro sobre suas ideias a respeito dos animais. Ele notou como os bichos mudavam através de um processo, que também chamou de seleção natural.
Historiadores e pesquisadores acreditam que ele tenha publicado 200 livros durante a vida, mas só um terço sobreviveu até nossos dias.
Essas ideias não eram ocultas aos intelectuais europeus do século 19. De fato, um contemporâneo de Darwin, o cientista William Draper, falava da "teoria da evolução maometana" em 1878. Entretanto, não existem evidências de que Darwin já soubesse do trabalho de al-Jahiz ou ainda que dominasse a língua árabe.
Com isso, não queremos induzir ou insinuar que Darwin "copiou" ideias antigas, pelo contrário. A reputação que o naturalista britânico ganhou como um cientista que passou anos viajando e observando o mundo natural é completamente merecida. Pois ele elaborou sua teoria com detalhes e claridade sem precedentes, transformando a forma com que pensamos o mundo.
Contudo, é importante dizer que outros antes de Darwrin contribuíram para o pensamento evolucionista.
Fonte: BBC
Comente!