Postagens
recent

Gregos voltam a rezar aos deuses antigos


Atriz Katerina Lechou acende a chama olímpica no Templo de Hera em 21 de abril de 2016 durante a cerimônia de acendimento da chama olímpica na antiga Olympia

 O culto aos deuses antigos voltou à Grécia. Isso porque, de acordo com o portal Greek Reporter, se tornou popular as igrejas do país patrocinar o culto dos personagens mitológicos.

 Esses seguidores já instalaram algumas áreas dedicadas a rezar aos deuses gregos. O Conselho Supremo dos Helenos Étnicos é um desses grupos. Fundado em 1997, eles pretendem restabelecer o politeísmo e a tradição étnica dos tempos antigos.

 Eventos especiais acontecem para celebrar os tempos antigos da Grécia. O Festival Prometheia ocorre todo ano e é dedicado ao "velho espírito". Entretanto, alguns seguidores não são pacíficos. O grupo "os seguidores de Zeus" recentemente destruiu uma igreja ortodoxa na ilha de Creta.


VOCÊ SABIA QUE A HISTÓRIA NO PAINT TEM UM PODCAST?

O HISTÓRIA NO CAST


 DISPONÍVEL NO SPOTIFY, DEEZER, GOOGLE PODCAST'S, CASTBOX E PARA DOWNLOAD AQUI NO BLOG DA HISTÓRIA NO PAINT NA SESSÃO PODCAST'S


Link para os episódios no Spotify (lembrando que o Spotify para escutar podcat's é gratuito): https://open.spotify.com/show/3lRM9QTViqng5MxJNlb2rS?si=8ugmbIjwQIG0X6kSWR06ng&fbclid=IwAR01WokpW9qYCkpKk99osa59dvfn_P-uteYtuoecfm7qea0t3FVZP9YzX3k

6 comentários:

  1. GREGOS VOLTAM A REZAR AOS DEUSES ANTIGOS

    Ao ler o relato ocorreu-me recordar do alerta de Paulo Freire sobre o europeismo cultural, que os países subdesenvolvidos como o nosso buscam imitar. Sou de acordo com seu pensamento, segundo o qual dever-se-ia antes pensar uma cultura própria nossa, enquanto país Latino Americano. Além de que, o mundo Europeu vez ou outra, surge com suas aberrações culturais, surpreendendo a muitos. Como eu, que acho incrível como uma nação como a Grécia é capaz de estabelecer tal comportamento ilógico de retorno a um Politeísmo, arcaico e sem fundamento na atualidade. Além da atitude já beligerante da atual região, contra o catolicismo ortodoxo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas religião alguma tem fundamento. Se tem um grupo querendo voltar aos cultos antigos, que deixem, no fim as religiões dão tudo na mesma.

      Excluir
    2. Seguindo essa lógica nós brasileiros deveríamos abandonar uma série de culturas, o futebol por exemplo veio da Inglaterra, e o próprio cristianismo veio da Ásia.

      Excluir
    3. Quem "acha" algo ou alguma coisa é por que não tem certeza de nada!!!

      Existem mais de 100 religiões sendo exercidas atualmente e mais de 5 mil deses sendo cultuados. Ilógico é pensar que só os seus moldes estão certos, coerentes e fazem sentido com a atualidades. Espiritualidade é o nome que se dá a ligação individual de humanos ao divino e religião é quando existem regras, leis e padrões nessa ligação, se uma pessoa faz conexão a uma ou mais divindade, a espiritualidade/ligação/religião são dela e arcaico é esse pensamento pequeno e intolerante...
      Como você mesmo disse, "a incrível nação como a Grécia" esta sendo capaz de olhar para o passado e retornar as suas origens, sua cultura e a elem de tudo, dizer ao mundo o quando esta vivo, atual e coerente conectar-se com com Deuses chamados de antigos mas como costumo dizer: Deuses transcendentais, pois não importa quanto tempo passe, e em que era estejamos, eles sempre estiveram e estarão vivos!

      Abraço de Luz!

      Excluir
    4. Como dizem, uma imagem vale mais que mil palavras. Noutro dia vi um post que achei muito elucidativo sobre essa questão de religião. Mostrava o mar, em um corte vertical. Este mar foi denominado "religiosidade" (ou, espiritualidade, noção de transcendência) e mergulhado no mar estava um aquário que se chamou de "religião" (ou, igreja). O aquário continha um peixinho que nadava nos seus limites.

      Excluir
  2. "comportamento ilógico de retorno a um Politeísmo", Politeísmo é o culto Mariano, o de Santos cujo número é infinito. Com martelos, facas, etc.. foram destruídas as estátuas gregas e romanas. Não foi pelo discurso persuasivo, foi pela violência gratuita, tudo e só para instaurar A INQUISIÇÃO, cujas primeiras vítimas foram os arianos

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.