Postagens
recent

Mapa permite saber onde sua casa estaria na Terra há 750 milhões de anos




 É isso mesmo que você leu. Uma nova ferramenta permite ao usuário saber como um endereço específico evoluiu na escala de tempo geológica do longínquo Período Criogeniano até os dias atuais.

 Parece ser inacreditável, mas a ferramenta permite algo incrível: marcar um endereço específico no globo terrestre (por exemplo, o local que você mora) e acompanhar como o local foi evoluindo ao longo de centenas de milhões de anos na escala de tempo geológica até chegar aos dias atuais.

 Com uma pesquisa rápida e muito simples, descobrimos que o estado de São Paulo foi, foi por muito tempo, vizinho de Angola no supercontinente Pangeia. E depois, por volta de uns 150 milhões de anos atrás, no final do Período Jurássico, quando os dinossauros reinavam absolutos sobre a Terra, as duas massas de terra racharam e começaram a se separar. Bem antes disso, há 300 milhões de anos, no ocaso do Carbonífero, as terras paulistas estavam totalmente congeladas sob calotas polares.

 Essa informação e muitas outras são muito fáceis de acessar graças à navegação bastante simples do site. Para navegar pelas eras, é só você pressionar as setas para a esquerda e para a direita. Há ainda a opção de escolher o período de tempo desejado em uma lista cronológica ou então usar como critério eventos marcantes na história da Terra.

 Como usar? É muito simples. Basta utilizar as setas do teclado para esquerda ou para a direita, para avançar no tempo. Na parte superior da tela, há uma opção para selecionar especificamente quantos anos você quer voltar no tempo. Do lado esquerdo da tela é onde se coloca o endereço. E pronto: voltamos no tempo. Além disso, na parte inferior da tela, do lado esquerdo, há um resumo da época escolhida e dos principais acontecimentos dela.

Gostou? Para acessar o site basta clicar aqui

Se não funcionar, aqui está o link direto: https://dinosaurpictures.org/ancient-earth#300



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.