Postagens
recent

Alan Turing, gay e pai da ciência da computação, é eleito ícone do século XX pela BBC




  O que deu origem aos computadores e sistemas binários que usamos nos dias de hoje em dispositivos eletrônicos partiu do princípio da programação desenvolvida por Alan Turing, um matemático genial que foi peça chave na Segunda Guerra Mundial contra os nazistas por criar uma máquina que decifrava códigos e enigmas dos alemães.
 Mas Alan tinha um "defeito" inconcebível para aquela época: ele era homossexual. Tempos depois da guerra, ao descobrirem esse fato, O governo do Reino Unido chegou a aprisioná-lo e castrá-lo quimicamente. Anos mais tarde ele se suicidou em decorrência de depressão, totalmente impedido de trabalhar e sem o devido reconhecimento por seus grandes feitos à história mundial.
 Anos mais tarde a rainha britânica pediu perdão a Alan e todos os homossexuais perseguidos e com condenações históricas em função de suas orientações sexuais.
  Além disso, depois de todo esse tempo, Alan foi reconhecido pela série BBC Icons, da BBC, como um ícone do século 20. Quem declarou a notícia foi o apresentador de TV Chris Packham fez um discurso apaixonado sobre o trabalho de Turing durante o show.
 “É tão difícil dizer quem melhor, quem é o melhor? Mas sob as condições, Turing brilha absolutamente. Diante da catástrofe global, ele construiu um computador para transformar cifra em música e mistérios em música. As máquinas enigma nazistas não eram páreo para sua astúcia."
 Além disso, ele incentivou que os membros da plateia tirassem seus celulares do bolso e declarou:
 “Em cada uma das suas mãos você segura um pouco de Alan Turing. Ele está conosco quando acordamos, ele está conosco quando vamos para a cama à noite e ele está conosco quando conversamos com nossos entes queridos”.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.