Postagens
recent

China faz planta crescer na lua pela primeira vez na História




 A Chang'e-4, nome dado para homenagear a deusa chinesa da Lua, conseguiu dar um poso suave no outro lado da lua em 2 de janeiro de 2019. Dentro da nave, tinha uma semente de planta de algodão que germinou em uma vasilha hermética a bordo da sonda. O recipiente contém ar, solo e água, além de sementes para flores de colza, batata e Arabidopsis.

As sementes ficaram dormentes durante a viagem de Chang’e-4 à Lua. No dia seguinte ao do pouso, em 3 de janeiro, o centro de controle deu início à rega das plantas e iniciou o experimento pioneiro. O interior da “biosfera” é monitorado com duas câmeras ligadas a um sistema de controle de calor. Até agora, as câmeras mostram apenas a germinação da semente de algodão, mas a equipe ainda está esperando que os outras também ganhem vida.

A esperança é que as plantas cresçam e emitam oxigênio, alimentando os bichos-da-seda, que por sua vez exalará dióxido de carbono, fornecendo resíduos para alimentar as plantas.

“Demos consideração à futura sobrevivência no espaço. Aprender sobre o crescimento dessas plantas em um ambiente de baixa gravidade nos permitiria estabelecer as bases espaciais”, disse o professor Xie Gengxin, o principal cientista do experimento.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.