Postagens
recent

10 filmes sobre a História da Filosofia



 Para que você possa entender um pouco mais sobre a história da filosofia, escolhemos 10 biografias de algumas figuras importantes para essa ciência. Confira abaixo a lista:

1. Sócrates

O filme mostra o final da vida de Sócrates com seu julgamento e a condenação à morte. 

2. Quando Nietzsche chorou

 É baseado no romance de Irvin Yalom e fala da história de um encontro fictício entre o filósofo alemão Friedrich Nietzsche e o médico Josef Breuer, professor de Sigmund Freud.

3. Ágora – Hypatia de Alexandria

 Durante o conflito que ocorria em Alexandria, a astrônoma Hypatia comanda um grupo de discípulos que luta para preservar a biblioteca da cidade.

4. Espinosa – O Apóstolo da razão

 Aborda a vida e as ideias do filósofo renascentista Espinosa, que propôs a separação entre religião e filosofia.

5. Cartesius – René Descartes

 Contém alguns trechos de obras do pensador, como O Discurso do Método e As Meditações Metafísicas.  

6. A batalha pelo Império – Confúcio

 Durante guerras travadas para unificar reinos, o rei de Lu pede ajuda de Confúcio que usa de sua inteligência e carisma para salvar o local de um conflito perpétuo. 

7. Giordano Bruno 

 Foi um filósofo italiano condenado à morte pela Inquisição romana por heresia ao defender erros teológicos e pela defesa do heliocentrismo. 

8. Amantes do café Flore – Simone de Beauvoir e Sartre

 O filme aborda a vida e relação entre os dois filósofos sendo uma oportunidade de conhecer essas duas importantes figuras. 

9. Hannah Arendt

 Aborda o julgamento de Adolf Eichmann que Hannah acompanhou e escreveu artigos. Contudo, eles não foram bem recebidos pela opinião pública e, principalmente, pela comunidade judaica. 

10. Blaise Pascal

 Acompanhamos a trajetória de Pascal, de sua juventude até a morte precoce, seus estudos sobre Matemática e Geometria, seus trabalhos sobre o vácuo, os fluidos e a pressão atmosférica.

Fonte: Farofa Filosófica. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.