Postagens
recent

Monges Franciscanos adotam cachorro e a internet o chama de "Frei Bigode"

Monges Franciscanos adotam cachorrinho

 Um mosteiro localizado em Cochabamba, uma cidade na Bolívia, acaba de ganhar mais um membro: um cachorrinho chamado Carmelo.

 Ordem dos Frades Menores é a ordem religiosa fundada por São Francisco de Assis. Esta ordem religiosa tem como ramos: os Frades Franciscanos Conventuais (de 1209) - com hábito religioso cinzento, capuz e cordão; os Frades Franciscanos Observantes com regra simplificada pelo Papa Leão XIII (das Reformas 1368/1897) - de hábito castanho e capuz curto; os Frades Franciscanos Capuchinhos (de 1528) (ramo reformado dos Franciscanos Observantes) - de hábitocastanho, capuz curto e todos de cordão branco com os três nós que representam os conselhos evangélicos; e os Frades Franciscanos da Imaculada (ramo reformado dos Franciscanos Conventuais) - de hábitocinza-azulado e com a medalha milagrosa de Nossa Senhora.

 A Ordem dos Franciscanos foi fundanda por São Francisco de Assis, um religioso italiano. Assis era filho de um comerciante bastante afortunado, mas escolheu fazer um voto de pobreza. Sua História foi tão impactante e importante que o papa Gregório IX o canonizou, dois anos depois de sua morte. É conhecido como o protetor dos animais.

 Na intenção de resguardar a autoridade papal em 1215, o Concílio de Latrão reconhece a "Ordem dos irmãos Menores de Assis”. O Cardeal Ugolino é designado “protetor” da Ordem. Francisco consente repartir seus discípulos em dois grupos para seguir em peregrinação pelo mundo para disseminar o sentimento da fé cristã e converter os infiéis. 


 Os franciscanos tiverem seus primeiros martírios, durante a peregrinação, cinco discípulos foram mortos por muçulmanos em Ceuta, por recusaram a conversão ao islamismo.
Francisco embarca para a Terra Santa, onde é aprisionado e levado ao Sultão. Para mostrar a superioridade da fé cristã, Francisco anda sobre brasas e imediatamente é libertado.

 Assis voltou para a Itália em 1220 e encontro uma cisão no movimento. Alguns discípulos, pressionados por Ugolino, preconizam uma reforma, com novas “regras”, menos severas quanto ao voto de pobreza. Em 1221, Assis apresenta um documento com a nova “Regra” para a ordem: “Observar o Santo Evangelho, viver da obediência, da castidade e não possuir absolutamente nada, e só dividir a pobreza”. O texto é recusado pelo cardeal Ugolino. Em 1223, o texto é retocado e finalmente aceito pelo papa Honório III. Os franciscanos perdem muito dos traços que os distinguiam.

 Decepcionado e doente  Em 1224, Francisco de Assis é obrigado a moderar suas atividades e morre em outubro de 1226.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.