Postagens
recent

Google cria site com tour virtual pelo Museu Nacional antes do incêndio

Resultado de imagem para museu nacional


 No dia 2 de setembro se noticiava a terrível notícia que o Museu Nacional, referência internacional em pesquisas, foi atingindo por incêndio de grandes proporções, que destruiu o prédio e grande parte do seu acervo. Porém, dessa vez trago uma notícia feliz: em um grande esforço para preserva a memória do museu e promover a arte de forma acessível, o Google disponibilizou um passeio virtual com imagens em 360° do museu. Para acessar o site, clique aqui.

 As imagens foram capturadas em 2017, com a iniciativa Museum View, projeto que permite as pessoas "visitarem" museus de todos os lados do mundo. O "passeio" ainda pode ser guiado com narração em português, inglês e espanhol.


Cerca de 1.500 itens são encontrados sob escombros do Museu Nacional do Rio

 Nessa última segunda-feira ( dia 10), o Museu Nacional fez um anuncio que mais de 1.500 itens foram encontrados nesses últimos meses de busca após o incêndio. O resultado foi revigorante para o museu: além das peças da coleção, encontram-se equipamentos, fragmentos arquitetônicos e objetos não identificados.

 De acordo o diretor do museu, Alexander Kellner, a busca está apenas começando. Como os entulhos e os destroços foram retirados, materias tem sido encontrados e renovando a esperança da equipe.

– Os itens achados até agora nos dão esperança e alento – afirmou Alexandre.

 Pra melhora mais ainda o clima, nesta segunda-feira, Kellner revelou que as autoridades do governo da Alemanha repassaram uma quantia de 190 milhões de euros (R$ 850 mil) para ajudar na compra de materiais, como lupas e computadores. Segundo ele, se fosse necessária uma licitação, o dinheiro demoraria demais para chegar, por isso a oferta foi bem-vinda.

 De acordo com o cônsul-geral alemão, Klaus Zillikens, a Alemanha pretende doar até 1 milhão de euros (R$ 4,4 milhões) além da ajuda que já vem prestando na área de expertise no resgate do acervo. Ele afirmou que “a diversidade do Brasil e do mundo será preservada”.

O Museu Nacional pegou fogo no dia 2 de setembro de 2018

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.