Postagens
recent

10 documentários importantes para quem gosta de Filosofia e Sociologia



 Com a internet é possível aprender, ter contato com autores de diferentes áreas das Ciências Humanas sem necessariamente ler as obras deles. Veja abaixo a lista:


1 - Pierre Bourdieu – A sociologia é um esporte de combate
 Nesse documentário são utilizadas cenas do cotidiano de Bourdieu, trechos de entrevistas e palestras que mostram quem  foi uma das mais importantes figuras da sociologia na segunda metade do século XX.


2- Guy Debord – Sociedade do Espetáculo
 O filme dirigido por Debord trata-se de uma versão audiovisual do livro de mesmo nome, onde o autor usa um recorte de imagens incessantes e aleatórias que dão base para a teoria apresentada no livro.


3 - Slavoj Zizek – O guia pervertido do cinema
O longa busca analisar cenas e enredos de filmes discutindo as formas e mecanismos de propagação ideológica (no caso é a do consumismo, do capitalismo exacerbado que para manter seu lucro é capaz de destruir o planeta). A discussão gira em torno de: somos livres para consumir ou nossa liberdade serve ao interesse do capital?


4 - Foucault – Foucault por ele mesmo e contra si mesmo (2 documentários)

 Em “Foucault por ele mesmo” é possível ver o próprio Foucault expondo seus posicionamentos, a ideia é que o espectador descubra a experiência de um pensando. Enquanto que em “Foucault contra si mesmo” observamos uma coletânea de entrevistas com filósofos que tentam elucidar os mecanismos de dominação da sociedade baseados no legado de Foucault.

5 - Karl Marx – Documentário BBC 

 O documentário fala dos aspectos importantes sobre a vida e a obra de Karl Marx. A produção busca olhar para a teoria marxista de forma mais “atual” mostrando os limites e as contribuições do pensamento de Karl Marx.

6-  Nietzsche – Humano demasiadamente humano


  Com a modernidade há o que Nietzsche chama de “a morte de Deus” enfraquecendo certezas morais e intelectuais.

7 - Jean-Paul Sartre – Documentário BBC
 Ele desenvolveu uma filosofia existencialista em obras como “O ser e o nada” e “O existencialismo é um humanismo”. Algumas de suas produções literárias são “A náusea”, a trilogia “Os caminhos da liberdade” e “Entre quatro paredes”.


8 - Leví-Strauss – Saudades do Brasil
 Chegou ao Brasil em 1935 integrando o segundo grupo de professores europeus que vieram dar aulas na recém-criada Universidade de São Paulo (USP). Com o apoio do escritor Mário de Andrade organizou expedições às aldeias Bororo, Kadiwéu e Nambiquara que foram relatados no livro “Tristes Trópicos” e aparecem imagens e relatos nesse documentário. 



9 - Darcy Ribeiro – O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil

 O longa busca analisar várias “matrizes” que contribuíram para a formação étnica e cultural do povo brasileiro e é baseado no livro do antropólogo Darcy Ribeiro, “O Povo Brasileiro: a Formação e o Sentido do Brasil”.

10 - Sérgio Buarque de Hollanda – Raízes do Brasil

Aborda aspectos centrais da cultura brasileira, com a intenção de compreender o processo de formação da nossa sociedade. A ideia central é de que o legado personalista constituía um obstáculo a se vender para o estabelecimento da democracia.

Fonte: Farofa Filosófica 

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.