Postagens
recent

Um rivalidade amorosa teria influenciado Deodoro da Fonseca a proclamar a república




 O livro 1889 nos mostra nos relato um fato muito curioso, que a disputa entre o Marechal Deodoro da Fonseca e um senador da província pela afeição da elegante viúva teria sido um ponta pé para o início a uma inimizade que somaria com outros motivos o fim da monarquia brasileira, regime regime esse que já era abalado por razões como o fim da escravidão, atritos entre governo e Exército e a frágil saúde de Dom Pedro II.


 Apontada como pivô da discórdia entre dois dos principais nomes do império, a enigmática baronesa do Triunfo tinha qualidades de sobra para despertar paixões. Relatos da época indicam que, além de bela, era inteligente, articulada, líder política da região e defensora dos jovens que estudavam na Escola Militar localizada diante de sua casa em Rio Pardo. Graças a isso, recebeu o epíteto de "mãe dos soldados".



 De um lado do campo de batalha, Deodoro tinha um arsenal variado: perfumava a barba com fragrância de violeta, espetava o dedo mínimo em um vistoso anel e escrevia versinhos nos leques das moças. No lado oposto ao do bardo agreste, Gaspar Martins era um galanteador nato que recitava Shakespeare de cor. Mas foi uma manobra tática desastrada que lhe garantiu a vitória. Ao exibir sua habilidade como cavaleiro, próximo à fazenda dos Andrade Neves, caiu do animal e quebrou uma perna. Ficou um mês sob os cuidados de Maria Adelaide.

   
 O militar e monarquista, que admirava Dom Pedro II profundamente, só tomou a iniciativa de enterrar de vez a monarquia quando ficou sabendo de que o homem que roubou o amor da sua vida seria nomeado chefe do ministério imperial. Mesmo estando profundamente doente, Deodoro levantou da cama e foi proclamar a república. É óbvio que esse não é o motivo central para a república ter sido proclamada, porém, é uma história um tanto quanto cômica de se saber.




Foi mal no Enem? Não tem dinheiro para pagar uma faculdade privada?

 Conheça o Quero Bolsa: um programa que oferece até 70% de desconto em vários cursos em centenas de universidades. Para mais informações, clique na imagem: 


Imagem relacionada

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.