Postagens
recent

10 memes de História que vão te ajudar no Enem



 A primeira edição do Enem é no próximo domingo e tem muita gente desesperada. Essas 10 memes vão te dar uma bela revisão para a prova de História no Enem, confira:

1) Ditadura Militar 

A imagem pode conter: texto

 O meme mostra de foma bastante clara como o "crescimento econômico" da ditadura aconteceu. O Brasil só conseguia crescer 10% ao ano por receber muitos empréstimos dos EUA com juros muito baixos, porém, quando esses empréstimos cessaram o Brasil entrou em uma profunda crise econômica que deixou um legado de uma inflação de 1700% ao ano em 1989. Fora a desigualdade social que foi o período mais desigual do Brasil, as torturas e a falta de liberdade de expressão.



 

2) Era Vargas 


A imagem pode conter: meme e texto



 O meme mostra como foi o fim de Getúlio Vargas. Para fechar o caixão de "comunista", Vargas criou a Petrobrás de forma 100% estatal. A mídia e a oposição e a mídia caíram em cima de Vargas, que estava prestes a tomar um golpe militar, contudo, Vargas cometeu suicídio. Esse ato criou uma comoção enorme em cima do "pai dos pobres", calou a oposição e fez Getúlio Vargas ser conhecido como o maior estadista do Brasil. 





3) República Oligárquica 


A imagem pode conter: pessoas praticando esportes e tênis


 O meme mostra como funcionava a  República Oligárquica (1894-1930) que se caracterizava pela alternância de poder entre as oligarquias cafeeiras dos estados de Minas Gerais e de São Paulo.  A partir dos anos 30, alguns historiadores chamam esta fase de Primeira República,República dos Coronéis ou República do Café com leite e ainda, República Velha.


4) Brasil Colônia 





 O meme ilustra como funcionava o sistema econômico do Brasil colônica: Plantation ou plantação é um tipo de sistema agrícola baseado em uma monocultura de exportação mediante a utilização de latifúndios e mão de obra escrava.

5) Escravidão 


A imagem pode conter: texto


 O meme ilustra de maneira perfeita o resultado da abolição da escravidão do Brasil. Por mais que os negros fossem libertados, eles estavam "livres" em uma sociedade que se construiu em cima do racismo. Além disso, não receberam indenização, ou seja, foram libertados sem ter pra onde ir ou trabalhar. Consequentemente, os negros foram marginalizados.






6) 2° Guerra Mundial 


A imagem pode conter: texto e atividades ao ar livre



 O meme ilustra como a França e Inglaterra ignoraram os acontecimentos da Alemanha Nazista que inevitavelmente iria culminar em uma guerra entre as maiores potências daquela época.






7) Segundo Reinado 


A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto


 O golpe da maioridade, ocorrido em 1840, foi uma decisão outorgada pelo parlamento brasileiro declarando o príncipe herdeiro, D. Pedro II, Imperador do Brasil, a despeito da menoridade do príncipe, que impedia sua coroação até 1843, ano em que ele completaria 18 anos. O golpe foi orquestrado para fazer o rei assumir e tentar cessar os movimentos separatistas que eclodiram no país. 






8)  Guerra Fria 





 Após a Segunda Guerra Mundial URSS e EUA saíram como as duas maiores potências do planeta. Disputam a hegemonia internacional, o mundo mergulhou em um evento chamado "Guerra Fria". Essa guerra tem esse nome, pois nenhum dos países se atacaram diretamente, usaram países para disputar a guerra como ilustra o meme a Guerra da Coréia. 







9) Reforma Protestante 


Nenhum texto alternativo automático disponível.


 Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão do século XVI liderado por Martinho Lutero, simbolizado pela publicação de suas 95 teses em 31 de outubro de 1517[1 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. Tendo por ponto de partida as críticas às vendas de indulgências, o movimento de Lutero tornou-se conhecido como um protesto contra os abusos do clero, evoluindo para uma proposta de reforma no catolicismo romano a partir da mudança em diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, com base no que Lutero entendia como um retorno às escrituras sagradas. Os princípios fundamentais extraídos da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco Solas

10° Expedições Marítimas 



 "Expedições Marítimas" se refere a um processo histórico de longa duração, ocorrido entre os séculos XV e XVII, que levou a uma expansão técnica-comercial na Europa. Tal expansão, por sua vez, conduziria a uma grande acumulação de capital neste continente, juntamente com o alargamento das fronteiras geopolíticas. Em seu conjunto, esta expansão marítima europeia é mais comumente chamada como as Grandes Navegações. Os grandes nomes desse movimento foram Portugal e Espanha. 

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.