Postagens
recent

O povo romano era bastante diverso: nem todo romano era branco



 Um vídeo voltado para o público infantil foi alvo de críticas por tuiteiro da 'alt-right' e amplamente compartilhado. Isso se deve ao fato de que essa peça de divulgação da BBC traz um legionário romano de alta patente que não é branco.



 No tuíte se agradecia ironicamente ao jornal por trazer a província Romana, atual Inglaterra, como "etnicamente diversa" e completa "Quer dizer, quem se importa com a precisão histórica?", como se o vídeo em questão fosse coisa da 'ditadura do politicamente correto'. Contudo, apesar dos grandes clássicos filmes sobre romanos, existia sim legionários negros. Historiadores como Mary Beard, ganhadora do prêmio Princesa de Astúrias, e Mike Stuchbery responderam que na verdade há muitas provas da diversidade étnica da Britânia Romana.


 

Sociedade etnicamente diversa


 Mary Beard vem abordando sobre este tema em seus artigos publicados no The Times e incluiu em seu livro It's a Don's Life. Beard fala em "Racismo na Grécia e em Roma" que essas sociedades costumavam não só desconfiar de estrangeiros como também os desprezavam, porém a preocupação não era tanta com a cor da pele. Ela diz ainda que a palavra "latino" foi ressignificada deixando de ser uma identidade étnica parar ser um status político com a expansão do império.



 Ainda não se tem ideia do quanto a população do Império era multicultural até porque não se dava tanta atenção a essa questão. Também não havia uma classe homogênea de escravos e muitos deles foram alforriados. Não é atoa que os cidadãos romanos eram considerados o grupo etnicamente diverso antes da época moderna.



Fonte: El País.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.