Postagens
recent

INEP pode ter dado pistas sobre o tema da redação. Confira:



 Recentemente fizemos uma matéria sobre a possibilidade do Inep ter vazado o tema da redação em seu perfil no Instagram. Outras pessoas estão bolando teorias com mais opções de temas baseados nas postagens deles no instagram. São elas:


1) No Instagram oficial é possível ver postagens usando gírias


No blog tem uma matéria sobre preconceito linguístico ser o tema do ENEM 2018, porém pode ser também como o jovem vem se comunicando, o uso que ele dá a língua e preconceito linguístico.






2) Há alguns dias eles fizeram um post sobre "Impropérios e desenhos"



 O que seria isso? Eles estão alertando que não se deve insultar ou fazer algum desenho/gráfico na redação, se fizer irá zerar. Até aí, tudo bem. Contudo, na imagem é possível ver desenhos (estrela e flor) e números (45 e 10). A flor é parecida com a usada como símbolo do movimento de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Já os números 45 teria a ver com a menina Araceli que foi encontrada morta e desfigurada por ácido e com marcas de violência e abuso sexual (o caso ocorreu em 18/05/1973) e o 10 seria sobre a campanha Faça Bonito criada em 2008. Portanto, pode ser que o tema seja sobre abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.





3) O Inep perguntou em um post quando as inscrições começaram a ser feitas pela internet


 A resposta seria a partir de 2001. Porém, isso não é o mais importante. 
O que devemos prestar atenção é que essa mudança na inscrição do vestibular mais conhecido do país afetou a todos, ainda mais ao analisar que apenas 64,7% dos brasileiros estão conectados a internet, segundo o IBGE. Então, pode ser que caia sobre a desigualdade tecnológica que existe no país, como as fake news podem afetar a sociedade (tem texto no blog sobre esse tema), os impactos do uso da tecnologia na educação.


 Conclusão: O tema da redação do ENEM é sempre imprevisível, sempre surpreende a todos que se dedicam a estudar e fazer essa prova. Tendo isso em mente, é capaz do Inep misturar as duas últimas possibilidades gerando a quarta: pedofilia na internet.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.