Postagens
recent

DNA mostrou que guerreiro viking famoso era, na verdade, uma guerreira

Imagem relacionada

 Um guerreiro viking morreu há mais de um milênio onde hoje é o sudeste da Suécia. Em seu túmulo foi colado espadas, dois cavalos sacrificados e pontas de lança refletindo o que seria a vida ideal de um homem guerreiro viking. Contudo, novos exames de DNA dos ossos mostram uma grande descoberta: na verdade era mulher. 

 A pesquisa, publicada no American Journal of Physical Anthropology,  faz com que se repense quanto ao que os arqueólogos sabiam sobre os vikings. Todos os conhecimentos sobre eles indicavam que se tratavam de homens. A equipe verificou que o DNA mitocondrial dos ossos eram equivalentes e não achou o cromossomo Y. 



 Um texto irlandês do século 10 conta a história de Inghen Ruaidh ("Garota vermelha"), uma mulher guerreira que comandou uma esquadra viking até a Irlanda.  Contudo, alguns arqueólogos, se apoiando em papéis de gênero, acreditavam que as guerreiras mulheres eram meros ornamentos mitológicos. 

Fonte: National Geographic.


Foi mal no Enem? Não tem dinheiro para pagar uma faculdade privada?

 Conheça o Quero Bolsa: um programa que oferece até 70% de desconto em vários cursos em centenas de universidades. Para mais informações, clique na imagem: 



Imagem relacionada

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.