Postagens
recent

Consciência negra: 30 filmes e documentários sobre racismo



 O dia da consciência negra está chegando e é comum ouvir "era pra existir um dia da consciência branca", porém será que nos últimos 500 anos os brancos sofreram tantoquantos os negros? Será que o racismo já acabou? Para responder essas perguntas, recomendo para vocês esses belos filmes e excelentes documentários que abordam a temática do racismo de uma maneira fenomenal.



Filmes:







HISTÓRIAS CRUZADAS

O filme conta a história de Skeeter, uma garota de classe média alta na cidade de Jackson, no Mississipi, nos anos 1960, que volta a sua cidade natal para ser uma escritora. Percebendo as diferenças sociais entre as mulheres negras e as brancas da sociedade, começa a entrevistar aquelas que, na maioria dos casos, trabalham como empregadas domésticas cuidando dos filhos das brancas. Aibileen Clark, a empregada de sua melhor amiga, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. 

A OUTRA HISTÓRIA AMERICANA

O filme de Tony Kaye, de 1998, conta a história de Derek, um jovem neo nazista que é preso após matar um homem negro. Ao sair da prisão, suas ideias mudaram, e ele precisa impedir que seu irmão mais novo percorra o mesmo caminho. A obra mostra como o ódio racial acaba com a vida (tanto de agressores como de agredidos).

QUANTO VALE OU É POR QUILO?

O filme é uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII, um capitão-do-mato captura uma escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver.

A COR PÚRPURA

O filme, de Steven Spielberg, conta a história de Celie, uma adolescente violentada pelo pai, que engravida e depois é oferecida a outro homem contra a sua vontade. Separada do filho e da irmã, Celie tem sua trajetória de vida marcada pela opressão durante trinta anos, até sua emancipação.












HOTEL RUANDA

Em 1994 um conflito político em Ruanda levou à morte de quase um milhão de pessoas em apenas cem dias. Com diferenças mínimas de etnia, as duas populações tinham séculos de ódio acumulado, que explodiram com a morte do ditador Juvenal Habyarimana. Armados de facões e paus, os tutsis eliminaram 20% da população do pequeno país africano, durante 100 dias ignorados pela comunidade internacional. , os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. Uma delas foi oferecida por Paul Rusesabagina, que era gerente do hotel Milles Collines, localizado na capital do país. Contando apenas com sua coragem, Paul abrigou no hotel mais de 1200 pessoas durante o conflito.

DJANGO LIVRE

Depois de revirar a história do nazismo em “Bastardos Inglórios”, Quentin Tarantino mergulhou na escravidão americana e saiu dali com uma proposta igualmente provocativa: a de um escravo que é comprado e liberto por um branco, para se tornar seu parceiro na caça pela cabeça de donos de escravos (e de quaisquer outros homens que valham uma boa recompensa). Django ainda toma para si a missão de libertar a esposa do mais cruel dos fazendeiros, fazendo-se passar por um olheiro de escravos lutadores.

12 ANOS DE ESCRAVIDÃO

O filme se passa em 1841 e conta a história de Solomon Northup, que é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford e Edwin Epps, que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.

INVICTUS

 Recentemente eleito presidente, Nelson Mandela tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar, capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a selação nacional seja campeã.

 

PRECIOSA

 O filme se passa no bairro do Harlem, em Nova York, no ano de 1987. Nele, Claireece “Preciosa” Jones é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai e abusada pela mãe, ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de “Mongo”, por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein consegue para ela uma escola alternativa, que a ajudá a lidar melhor com sua vida. Lá, Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, refugiando-se em sua imaginação.

CRASH – NO LIMITE

Jean Cabot é a rica e mimada esposa de um promotor, em uma cidade ao sul da Califórnia. Ela tem seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros. O roubo culmina num acidente que acaba por aproximar habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles: um veterano policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um bem-sucedido diretor de cinema e sua esposa, e um imigrante iraniano e sua filha.

QUASE DEUSES

Após perder o emprego de marceneiro e todas as suas economias durante a Grande Depressão, jovem é contratado como faxineiro por um hospital. Nesse ambiente, um médico descobre sua enorme inteligência e ambos passam a trabalhar juntos. Porém, suas conquistas são minimizadas, pois ele, além de não ser médico, era negro.

ADIVINHE QUEM VEM PARA JANTAR

 Em São Francisco, Matt Drayton e Christina Drayton, um conceituado casal, se choca ao saber que Joey Drayton, sua filha, está noiva de John Prentice, um negro. A partir de então dão início à uma tentativa de encontrar algo desabonador no pretendente, mas só descobrem qualidades morais e profissionais acima da média.
Ali
 

 Cassius Clay sempre impressionou a todos tanto com suas habilidades no boxe quanto com o jeito articulado e inteligente fora dos ringues. Na década de 60, ele ficou ainda mais famoso quando se converteu ao Islamismo e trocou o nome para Muhammad Ali.


Mississipi em Chamas


 Quando um grupo de trabalhadores de direitos civis desaparecem em uma cidade pequena do Mississippi, os agentes do FBI Alan Ward e Rupert Anderson são enviados para investigar. As autoridades locais se recusam a cooperar e a comunidade afro-americana tem medo de ajudar. A situação se torna cada vez mais difícil e a abordagem direta é abandonada a favor de uma mais agressiva.

 
O Mordomo da Casa Branca


 Cecil viveu a dureza da escravidão. Depois, trabalhou como mordomo na Casa Branca e testemunhou acontecimentos que mudaram o rumo da nação durante oito mandatos presidenciais. Enquanto isso, precisava ser marido e pai em uma sociedade turbulenta.


Amistad

 Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

Documentários:

What Happened, Miss Simone?

 Conheça a vida da cantora, pianista e ativista Nina Simone com gravações inéditas, imagens raras de arquivo, cartas e entrevistas de pessoas próxima da cantora. O documentário retrata uma das artistas mais incompreendidas de todos os tempos e de como o racismo prejudicou sua vida e carreira. 

Olhos azuis 

 Com quase 50 anos de existência, Olhos Azuis continua a ser um documentário atual e impactante. Ele acompanha a socióloga americana Jane Elliot, que realiza um experimento no qual pessoas de olhos azuis são taxadas como uma raça inferior e passam a sentir um pouco do que os negros americanos sofrem diariamente.


The Colour of Money – A História do Racismo e do Escravismo

 A “História do Racismo” é um documentário produzido e realizado pela BBC que aborda o legado deixado pelo racismo e pelo escravismo ao longo dos séculos.


Menino 23
A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.

O negro no Brasil
 O Caminhos da Reportagem discute a situação do negro no Brasil através de números que mostram como ainda é preciso superar a desigualdade de renda e de acesso à educação, a pobreza, a violência e encarar de frente o preconceito.



Ninguém nasce assim

 Documentário realizado por jovens no final de 2014 discute se o “racismo é algo que nasce com o ser humano ou é uma construção histórico-social”. A ideia do vídeo nasceu a partir de um fato de discriminação racial ocorrido no Colégio Pedro II, Campus Humaitá II , no Rio de Janeiro.



A 13ª Emenda

 O documentário mostra que mesmo depois da libertação dos escravos nos Estados Unidos, eles continuam sendo aprisionados nas cadeias e submetidos a trabalhos forçados.


Memórias do Cativeiro

 O filme Memórias do Cativeiro é um produto cultural sem fins lucrativos do LABHOI-UFF desenvolvido com base nos depoimentos orais de camponeses negros nascidos nas antigas áreas cafeeiras do sudeste brasileiro nas primeiras décadas do século XX, descendentes de antigos escravos chegados da África na região durante a primeira metade do século XIX, gravados por diferentes pesquisadores em fita K7 entre 1988 e 1998 e depositados no arquivo oral do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense (LABHOI/UFF).


A História do Racismo 

 Produzido e realizado pela British Broadcasting Corporation (BBC), o documentário possui três partes e aborda o legado deixado pelo racismo e pelo escravismo ao longo dos séculos.


Sua cor bate na minha


 Este documentário foi gravado nas terras da Invernada dos Negros, primeiro quilombo catarinense, localizado no município de Campos Novos. Remanescentes do quilombo, descendentes de escravos, falam sobre a divisão injusta das terras da Invernada, que privilegiou os fazendeiros do local.


7%

 Quatro relatos da luta contra o racismo estrutural, passando por diferentes gerações e pontos de vista. A mobilização em favor da implantação das cotas raciais em uma das mais importantes universidades do país.


A Negação do Brasil

 O documentário é uma viagem na história da telenovela no Brasil e particularmente uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros, que sempre representam personagens mais estereotipados e negativos. Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, o diretor aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país.


Mulheres Negras


 No documentário “Mulheres Negras: Projeto de Mundo”, nove vozes femininas negras são apresentadas de maneira suave e potente.  Em seus depoimentos, cada mulher fala da sua experiência de sobrevivência calcada em sua raça, gênero, classe e desvendam o que significa habitar em pele negra. Dirigido pela feminista negra, Day Rodrigues em parceria com Lucas Ogasawara, o documentário conta com depoimentos de Djamila Ribeiro, Ana Paula Correia, Aldenir Dida Dias, Preta Rara e Nenesurreal, Francinete Loiola, Luana Hansen, Monique Evelle e Andreia Alves.

Foi mal no Enem? Não tem dinheiro para pagar uma faculdade privada?

 Conheça o Quero Bolsa: um programa que oferece até 70% de desconto em vários cursos em centenas de universidades. Para mais informações, clique na imagem: 



Imagem relacionada

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.