Postagens
recent

6 coisas que você talvez não saiba sobre a bandeira brasileira

Resultado de imagem para bandeiras brasileiras

 Para quem não sabe no dia 19 de novembro é comemorado o Dia da Bandeira do Brasil, símbolo  esse que foi criado para ser o marco do fim do Império e o começo da República no país. É por isso que a data é comemorada quatro dias após a Proclamação da República, ocorrida no dia 15 de novembro de 1889.



1) Verde e amarelo x branco e vermelho


 Por bastante tempo, as cores que simbolizama nossa nação eram o branco e o vermelho. Pois, até 1645, o Brasil usava dos mesmos símbolos nacionais que a metrópole, Portugal, sendo comum encontrar nas bandeiras anteriores brasões, coroas e escudos que representavam a família real portuguesa.

As duas cores ficaram famosas que atualmente identifica o Brasil no mundo inteiro, o verde e o amarelo, só passou a ser utilizado pós Proclamação da Independência do Brasil, em 1822. 





2) A representação política
 

 Mesmo que seja famosa a história de que a bandeira do Brasil representa nossas riquezas, o amarelo seria o ouro, o verde, nossas florestas e o azul, nossos mares - na verdade a bandeira representa nosso atual sistema político, a República, adotada em 1889, em substituição à monarquia. Prova disso é que as estrelas da bandeira representam a divisão do país nos 26 Estados e mais o Distrito Federal.

3) Plágio da americana

A bandeira nacional que conhecemos hoje é a décima bandeira do Brasil.

 A mais curiosa delas provavelmente tenha sido a 9°
 bandeira, que foi usada por somente um curto período de apenas quatro dias, de 15 a 19 de novembro de 1889, logo após a Proclamação da República.

 Essa bandeira ficou conhecida como Bandeira da República Provisória, a flâmula era igual à dos Estados Unidos, porém nas cores verde, amarelo, azul e branco.

4) Inspiração 

Nossa bandeira foi projetada pelo filósofo e matemático Raimundo Teixeira Mendes e pelo filósofo Miguel Lemos, com desenho do artista e caricaturista Décio Vilares. A inspiração foi a Bandeira do Império, nossa oitava bandeira, desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret em 1822. No lugar da esfera azul, o centro da Bandeira do Império trazia um brasão com ramos de café e tabaco e uma coroa dourada, representando a monarquia do Brasil Imperial.

    
 5) 'Ordem e Progresso'

 O lema escrito na bandeira, "Ordem e Progresso", tem inspiração em uma frase de Augusto Comte, criador da filosofia positivista, que diz: "O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim".

 "Comte acreditava que o funcionamento da sociedade deveria promover o bem-estar. Para isso, seus membros deviam aprender desde criança a importância da obediência e da hierarquia. Daí vem o nosso lema: o 'progresso' é resultado do aperfeiçoamento e do desenvolvimento da 'ordem'", explica Rodrigues.

 "Ou seja, somente a ordem poderia conduzir ao progresso". Segundo o historiador, os primeiros anos da República foram marcados por medidas inspiradas no positivismo, "como a separação oficial entre o Estado brasileiro e a Igreja católica".

Outra curiosidade do Ordem e Progresso é que a frase é escrita em verde, e não em preto.

6 ) Proibições

 Os usos e proibições da bandeira nacional são levados tão a sério que existe até uma lei para especificar como a flâmula deve ser confeccionada, como e onde deve ser utilizada e como deve ser o comportamento diante dela, a Lei 5.700/1971.

De acordo com a norma, não é permitido modificar as cores ou o lema da bandeira ao representá-la; apresentá-la em mau estado de conservação; reproduzi-la em rótulos ou embalagens de produtos; usa-la como vestimenta, agasalhando-se nela, como visto em comemorações esportivas ou em manifestações de rua.

As bandeiras rasgadas devem ser entregues à Polícia Militar para serem incineradas nas solenidades no Dia da Bandeira.

Qualquer violação ao uso da bandeira nacional será considerada contravenção, com pena de multa ao infrator.

Fonte: BBC

Foi mal no Enem? Não tem dinheiro para pagar uma faculdade privada?


 Conheça o Quero Bolsa: um programa que oferece até 70% de desconto em vários cursos em centenas de universidades. Para mais informações, clique aqui. 


Imagem relacionada



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.