Postagens
recent

Por que não podemos chamar o golpe militar de 64 de revolução?

Resultado de imagem para golpe militar


 
Essa temática é muito importante para aqueles que vão fazer a prova do Enem ou então pretendem fazer uma faculdade de História. Muita gente atribui o conceito de revolução como algo positivo ou o conceito de golpe como algo negativo, sendo que não é bem assim que funciona. Os conceito de golpe e revolução são totalmente o oposto do que muitos dizem. Afinal, o que é revolução e golpe?


Revolução

 Historicamente falando, a palavra revolução contém dois significados. O primeiro significado é da evolução de um sistema de produção. Nesse contexto, podemos falar sobre a Revolução Industrial do século XVIII. Nesse processo, ocorreu um avanço considerável nos sistemas de produção com a implementação das máquinas. Além de mudar a lógica de produção, também mudou a lógica de como a sociedade funcionava. A Revolução Industrial alterou indiretamente as áreas sociais, econômicas e políticas da sociedade europeia. No segundo significado, a palavra pode significar uma mudança radical, como por exemplo na Revolução Francesa. Esse movimento histórico alterou radicalmente os sistemas político, social e econômico da França do século XVIII. Normalmente, uma revolução tem amplo apoio popular das massas, que são protagonistas do movimento e com presença de violência buscando uma ruptura brusca com atual ordem vigente. A Revolução Industrial e a Revolução Francesa foram eventos positivos ou negativos? Podemos argumentar tanto para um, tanto para outro, mas não é usando o conceito de revolução como base para argumentar. Pois, o conceito de revolução nada tem de positivo ou negativo. É usado apenas para para ilustrar uma mudança radical na sociedade.

Golpe

 O golpe é quando um grupo derruba de forma ilegal um governo legítimo constitucionalmente. O golpe pode ocorrer de várias formas. Podem ser violentos como podem ser pacíficos. Podem representar interesses de várias camadas da sociedade como de uma minoria. O golpe é nomeado dessa forma, pois produz uma ruptura institucional repentina que contraria a normalidade da ordem vigente do Estado. O golpe de Estado pode ser feito pela elite política, pela elite do Estado ou pelas forças armadas, ou seja, um movimento de dentro para fora. Normalmente, um golpe é realizado com pouca participação popular e preservar a ordem econômica-social vigente. Podemos citar dos golpes que aconteceram no Brasil: o Golpe Republicano e o Golpe de 1964, pois ambos se encaixam nessas considerações.



1964

 Por que foi um golpe? Pois foi feito de dentro para fora por uma ordem do próprio estado. A intenção dos militares era manter a ordem social-econômica vigente. Fora que, o movimento não teve amplo apoio populacional. Ou seja, os militares não buscavam implementar mudanças radicais na sociedade, seja no campo econômico ou social. É por isso, que o conceito correto para se falar do que aconteceu em 1964 é golpe e não revolução.Revolução Cubana
 Por que o que aconteceu em Cuba foi uma revolução e não um golpe? Primeiro: o movimento era de fora para dentro, organizado por guerrilheiros que não tinham nenhuma ligação com o Estado. Segundo: os guerrilheiros liderados por Fidel castro queriam mudar radicalmente o sistema social-econômico vigente da sociedade. Terceiro: esse processo foi muito violento e várias pessoas morreram. Por isso, o que aconteceu em Cuba se configura como uma revolução. Não tem nada a ver se o que aconteceu foi positivo ou negativo. Também não tem nada a ver com ser de esquerda ou direita.

4 comentários:

  1. acredito que houve um erro na definição da revolução cubana aqui, ela foi um golpe de fora para dentro e não o contrário! pois isso acarretaria em ser um golpe e sabemos que não foi.

    ResponderExcluir
  2. Errando que se aprende... Refaça isto ai, pois está tudo errado. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Refaça isso?? o bom é que o cara não cita fontes confiáveis, e diz Refaça isso, mas é cada uma que eu vejo que Pelo amor de Deus..kkkk

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.