Postagens
recent

No Brasil apenas 8% têm plenas condições de análise e opinião crítica


Resultado de imagem
 Parece assustador, mas é isso mesmo que você leu. No Brasil apensar 8% das pessoas em idade de trabalho são consideradas com capacidade plena de entender e se expressar por meio de letras e números. O estudo foi conduzido pelo IPM (Instituto Paulo Montenegro) e pela ONG Ação Educativa. 
 
 Essas pessoas se encontram no grupo "proficiente", o nível mais avançando de analfabetismo funcional em um índice chamado de INAF, que indica o grau de alfabetismo funcional


 Uma pessoa que é "proficiente" é capaz de compreender e elaborar textos de variados tipos. Como por exemplo, uma mensagem em uma rede social ou enviar um e-mail. Consegue interpretar gráficos e tabelas, compreende quais tendências aponta ou que projeções podem ser feita a partir desses dados e consegue opinar sobre o posicionamento ou estilo do autor do texto.
 
 De acordo com a pesquisa e com o relatório de Analfabetismo e o Mundo do Trabalho: há cinco níveis de alfabetismo funcional. Analfabeto total (4%), rudimentar (23%), elementar (42%), intermediário (23%) e proficiente apenas (8%) da população brasileira.



Fonte: UOL Educação 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.