Postagens
recent

Navio grego de 2000 mil anos é encontrado conservado no fundo do mar








 Um navio grego, que segundo pesquisadores seja mercante, com cerca de 2,4 mil anos foi encontrado em ótimas condições de preservação perto da costa da Bulgária. Já é considerado o naufrágio intacto mais antigo do mundo. O navio tem 23 metros de comprimento e tem data aproximada de 400 a.C era usado para fazer trajetos entre colônias gregas.

 
 Bancos, o leme e até partes do interior do navio estão praticamente intactos. O navio foi encontrado nessas condições por causa de uma particularidade: como o navio foi encontrado a mais de 2 mil metros de profundidade, o oxigênio no ambiente marinho é muito baixo, logo permite materiais orgânicos ficarem preservados por milhares de anos. "É como entrar em outro mundo, disse Helen Farr que é arqueóloga na Universidade de Southampton.



 "O fato de um navio do mundo Clássico ter sobrevivido intacto é algo que eu jamais teria acreditado ser possível", declarou o principal pesquisador do projeto, Jon Adams, professor da Universidade de Southampton, na Inglaterra. "A descoberta vai mudar nosso entendimento sobre a construção de navios e de navegação na antiguidade."






 Os pesquisadores ficaram intrigados com a grande semelhança da embarcação com o desenho de uma embarcação que ilustra um vaso da Grécia Antiga, parte da coleção do Museu Britânico. Datado com aproximadamente 480 a.C., o vaso ilustra Ulisses amarrado ao mastro de seu navio, enquanto navega pela região das três ninfas marítimas míticas - rezava a lenda que o canto dessas ninfas levava os marinheiros a saltar do navio para a morte.

Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.