Postagens
recent

8 dicas para fazer uma redação perfeita no Enem





1. Leia com MUITA atenção a proposta de redação e os textos motivadores antes. Um dos erros mais frequentes no Enem é fugir do tema da redação, por isso, preste atenção na proposta do tema para ter ciência que de fato você entendeu. Os textos motivadores não estão ali de graça, eles servem para te mostrar que caminho seguir na hora de escrever a redação  

2. O título não é obrigatório e não é avaliado na hora da correção e é por isso que eu aconselho a não colocar um título, pois como ele não é avaliado ainda te faz perde uma linha inteira, que em muito dos casos, é bastante preciosa.



3. Não copie os textos motivadores. É importante lembrar que, caso você copie os textos motivadores na redação, você irá perder pontos. Evite ao máximo fazer isso, porém, se caiu um tema que você não manja muito, não é problemático parafrasear algumas coisas dos textos de base. Lembrando, é paráfrase e não cópia.


4. Nem pense em pular linhas. Isso faz você perder espaço, o que é MUITO importante na redação.



5. É extremamente essencial fazer um rascunho. Primeiramente, escreva todas as ideias que vieram a sua cabeça sobre o tema. Depois, organize as ideias em: introdução, desenvolvimento e conclusão. Depois, selecione as ideias que você irá utilizar e comece a fazer a redação no RASCUNHO. Depois disso, vá fazer a primeira prova. Isso é muito importante, pois assim que você acabou de escrever, é difícil encontrar erros de cara. Mas depois de um certo tempo, é muito mais fácil. Por isso, espere pelo menos duas horas praa passar a redação a limpo. 


6. Não use experiência pessoal como base de argumentação. Amigo, o avaliador tá cagando pra sua experiência pessoal, pois ela não configura como base argumentativa por motivos óbvios: pode ser mentira. Por isso, na hora de argumentar use base notícias concretas que estejam na mídia.





7. Use dados e argumentos de autoridades. Sabe o que dá uma outra cara pra sua redação? Usar dados do IBGE, OMS, ONU e outras entidades para embasar sua argumentação. Você mostra pro corretor que você realmente sabe do que está falando. E os argumentos de autoridade? São frases ditas por filósofos, economistas, sociólogos entre outras profissões que foram formuladas pro grandes pensadores da humanidade. O argumento de autoridade mostra pro corretor que você tem cultura e embasamento para  expor suas ideias. 



8. Monte corretamente a estrutura do texto. A introdução serve para você contextualizar o problema na atualidade e o que ele causa. O desenvolvimento serve para você mostrar sua opinião do que esse problema causa se fundamentando em dados estatísticos. Cada parágrafo de desenvolvimento deve conter uma problemática. A conclusão serve para você concluir seu texto e mostrar o que deve ser feito para a resolução do problema. E pelo amor de Deus, não esquece de usar os (GOMIFES). O Governo, as ONGs, a Mídia, o Indivíduo, a Família, a Escola e a Sociedade são os agentes transformadores que, juntos, darão aplicabilidade às propostas. Não adianta dar uma proposta se você não diz quem irá aplica-la e como irá aplica.  Essa técnica eu aprendi no Descomplica.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.