Postagens
recent

13 citações Filosóficas para usar na redação do Enem




 O Enem esta chegando e muitos estudantes sentem calafrios só de escutarem a palavra redação. De fato, a redação do Enem é difícil, mas aqui vai uma dica para você arrasar na hora de faze-la: argumento de autoridade. O argumento de autoridade é usado para fortalecer sua linha de argumentação do Enem. Usar uma frase de algum filósofo, político, economista etc faz com que sua redação seja bem vista pelos olhos do corretor. Mas por quê? Porque você consegue, com isso, mostrar duas coisas para o corretor: 1° que você tem um gral de leitura e conhece autores famosos e 2° você consegue defender sua tese muito melhor usando um argumento de uma pessoa importante na sociedade. Vamos as dicas de citações para usar no Enem para tirar 1000 na redação e conseguir passar para a faculdade dos seus sonhos


1. Economia Global:

“O Governo do Estado moderno é apenas um comitê para gerir os negócios comuns de toda a burguesia.” (Karl Marx – Filósofo alemão)




2. Política:

“A política é a arte do possível”. (Bismark – Chanceler Alemão)



3. Sociedade:

“A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável”. (Jean Jacques Rousseau – Filósofo Suíço)



4. Globalização:

“A globalização encurtou as distâncias métricas, aumentando muito mais as distâncias afetivas.” (Jaak Bosmans – Escritor e representante da FALASP – Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo)



5. Educação:

“A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces." (Aristóteles - Filósofo)




6. Retrocessos na sociedade :

"Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la" (Edmund Burke - Filósofo)




7. Poder em sociedade:

“O poder nunca é propriedade de um indivíduo; pertence a um grupo e existe somente enquanto o grupo se conserva unido.” (Hannah Arendt)




8. Meio ambiente:

“Inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente. ” (Paul Watson – Cofundador e diretor da fundação Greenpeace.)



9. Preconceito:

“Os preconceitos têm mais raízes do que os princípios. ”
(Nicolau Maquiavel - filósofo)



10. Desigualdade Social:

“O Brasil, último país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigualdade, de descaso.” (Darcy Ribeiro – Antropólogo, escritor e político brasileiro)




11. Problemas com a tecnologia 

"Tornou-se aterradoramente claro que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa humanidade." (Albert Einstein - Físico)




12.  Questão de gênero 

"Ninguém nasce mulher: torna-se mulher." (Simone de Beauvoir - Filósofa) 





13. Violência estatal 

"Estado é o monopólio da força legítima." (Marx Weber - Sociólogo)


Na prática 

E como usar isso na prática? Veja um exemplo de redação que eu fiz aplicando dados e citações filosóficas: 

O sistema prisional brasileiro e seus efeitos no século XXI
"Sem padre, sem repórter, sem arma, sem socorro. Vai pegar HIV na boca do cachorro. Cadáveres no poço, no pátio interno. Adolf Hitler sorri no inferno!". Neste trecho da música Diário de Um Detento, o grupo Racionais Mc's retrata o massacre do Carandiru que ocorreu na década de 1990, ilustrando a visão que um preso tem sobre a cadeia. Mais de 20 anos se passaram e os presídios continuam sendo visto como um lugar de tortura em vez de reabilitação.

 Primeiramente, é importante destacar a super lotação dos presídios. Segundo o Ministério da Justiça, o Brasil tem a 4° maior população carcerária do mundo e esse não é o maior problema. Os presos vivem amontoados em celas e muita das vezes dormem em pé, o que fere vários artigos da Declaração Universal dos Diretos Humanos, como por exemplo, o direito a privacidade. Logo, fica claro que o preso fica em condições desumanas e esse fato atrapalha na sua reabilitação à sociedade. 

 Outro fator a ser analisado é o processo de reabilitação. Em "Memórias do Cárcere", o escritor Graciliano Ramos, fala sobre o período que ficou preso no regime do Estado Novo, onde sofreu maus tratos, não recebeu uma boa alimentação entre outras coisas. Nos dias de hoje, a prisão ainda não é vista como um centro de reabilitação, mas sim, como um centro de tortura física indireta e psicológica.
 É visível, portanto, que as detenções brasileiras tem muitos problemas e precisamos resolvê-los. Para tal, o Ministério da Justiça deve criar duas medidas: a primeira consiste em criar novos presídios para diminuir o número de presos nas celas, a fim de fazer o preso se sentir tratado com respeito e dignidade, a segunda se trata em criar um projeto educacional em parceria com o MEC, para poder criar um mode-lo de reabilitação baseado na educação, a fim de fazer o indivíduo sair da cadeia com uma profissão em vez de voltar ao crime, pois como dizia o educador Paulo Freire: "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco muda."







2 comentários:

  1. Max Weber* nao Marx Weber

    Seria bacana se desse as referências das citações (pelo menos o nome do livro)

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.