Postagens
recent

Um desenho explica perfeitamente o momento tenebroso que o Brasil vive

Resultado de imagem para Chicken Little 1943

 Chicken Little é um curta-metragem de 1943 criado por Walt Disney durante a Segunda Guerra Mundial. O filme foi estreitamente baseado na fábula Henny Penny que mostra os males da histeria em massa.




 A História se passa em uma granja e nela há vários tipos de "pessoas". Todos vivem muito bem, até que a Foxy Loxy, uma raposa, aparece que deseja devorar todos da granja, porém, o local é muito bem cercado sendo impossível que o animal consiga pular. Para conseguir o que queria, decide então consultar seu "manual de psicologia" e afirma: "Por que eu deveria pegar um, quando eu poderia pegá-los todos.". Ele lê em voz alta uma passagem que diz que a melhor maneira de manipular o rebanho é começar com "os menos inteligentes".


 Procurando pelo quinta, a raposa avista Chicken Litte como a "pessoa" para iniciar seu plano. Ele quebra um pedaço de maneira, joga na cabeça de Little que fica desorientado e fala que o céu está caindo o que deixa todo o galinheiro desorientado. Contudo, o líder do rebanho Cocky Locky, mostra que ele está errado e deixa-o envergonhando e humilhado na frente de todos.


 A raposa vê que seu plano não funcionou, volta ao seu livro e vê uma nova maneira de desorientar o galinheiro. Para lidar com o líder, encontra uma passagem que diz "mina a fé das massas em seus líderes". Então, ele vai disfarçado em todos os círculos sociais do galinheiro e começa a passar a ideia que o líder do galinheiro é um bêbado, que sua noção de realidade está errada, é um tirano e que de fato o céu está caindo.


 Com a fé em Cocky Locky posta em cheque, Foxy Loxy usa Chicken Little convencendo-o a se levantar e desafiar o direito de liderança do então responsável pelo galinheiro. Cheio de confiança, Little anuncia a uma multidão que ele é seu novo líder e afirma que salvará a vida de todos. Mas então o galo argumenta contra ele afirmando que o céu não está caindo, os dois discutem sobre isso até Cocky Locky afirma: "se o céu está caindo, por que não me bate na cabeça?" De seu esconderijo, a raposa usa um estilingue para atirar um pedaço de madeira em forma de estrela na cabeça dele, derrubando-o o que choca todos os presentes, por conseguinte, acaba 
persuadindo que Little estava certo sobre o céu o tempo todo. Quando pergunta o que devem fazer então, a raposa sussurra para o franguinho: "levem todos para a caverna no bosque". 


 O cartum termina com um Loxy gordo e inchado, amassando os dentes e arrumando os ossos das aves devoradas, parecendo um cemitério de guerra. O narrador fica surpreso e insiste que não é assim que a história deveria terminar. Foxy Loxy sorri maliciosamente e lembra o narrador para não acreditar em tudo o que lê.


 Podemos ver que a tática para desmoronar o governo é o medo. Esse sentimento é uma arma poderosa para fazer as pessoas desacreditarem nas instituições e começarem a acreditar em coisas que não fazem sentido. O mais assustador de tudo é que esse "desenho" é uma sátira perfeita do Brasil atual.




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.