Postagens
recent

Primeira animação totalmente em libras está disponível no Youtube


Imagem relacionada



 Chamado "Min e as Mãozinhas" é um desenho feito para o ao público infantil que tem surdez. Segundo o censo realizado em 2010 pelo Governo Federal, cerca de 9 milhões de pessoas tem deficiência auditiva. Desses 9 milhões, 2 milhões apresentam deficiência auditiva severa e cerca de um milhão são jovens até 19 anos.


Resultado de imagem para surdez no Brasil


 O assunto é tão sério que, em 2017 o tema da redação do Enem foi: "Desafios para Formação de Surdos". Que desafiou os prestadores da prova a propor solução para melhorar a inclusão dessas pessoas nas escolas, universidades e no mercado de trabalho.

Resultado de imagem para ENem surdos


 Criado por Paulo Henrique dos Santos, que percebeu que no nicho de animações (pelo menos no Brasil) é escaço, resolveu inovar e criar um desenho totalmente em libras. O desenho é voltado para crianças entre 3 a 6 anos e tem como objetivo ensinar a linguagem das libras. O episódio piloto foi lançado no Youtube nessa quarta feira, para dar uma olhada, clique aqui


Apenas 7% dos professores conseguem concluir o processo de certificação do Mec para o ensino de surdos:

 Dos 2.427 candidatos que se  passaram pela edição mais recente do Exame Nacional de Certificação em Libras, o Prolibras 2013, apenas 164 (menos de 7%) conseguiram a aprovados da modalidade voltada a certificar professores ao ensino da Linguagem Brasileira de Sinais. É por meio dessa certificação oficial avalizada pelo Ministério da Educação (MEC) que muitas secretarias de educação e instituições de ensino superior selecionam professores para atuarem em turmas que contam com alunos surdos.




 A IMPORTÂNCIA DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES:

 Tendo o português como primeira língua oficial, o Brasil também reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua das comunidades surdas brasileiras desde 2002. Mesmo antes da oficialização, a Libras já era falada no Brasil, desde o século 19. Este ano, ao ter como tema Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil, a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) levou a sociedade a refletir sobre a realidade das pessoas com surdez.


 Números do Censo Escolar de 2016 nos mostram que o Brasil possui, na educação básica, 21.987 estudantes surdos, 32.121 com deficiência auditiva e 328 alunos com surdocegueira. Dentro do princípio da inclusão como preceito do sistema educacional brasileiro, o MEC trabalha para garantir uma série de recursos que contemplem essa parcela da população.


 Com todos esses dados, fica evidente que é crucial o aprendizado de libras na formação dos professores para que as crianças com deficiência auditiva sejam incluídas no processo de educação.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.